Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada 2019

Aos candidatos que farão o ENEM 2019, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já se encontram abertas e vão até quarta-feira, 4 de junho.

O Ministério da Educação garante que o prazo menor não irá prejudicar ninguém no processo. As inscrições são gratuitas e permitem ao candidato o acesso a universidades públicas, caso tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cabe ressaltar que a inscrição só será efetuada pela internet e o ministro garantiu que no segundo dia os alunos já poderão ter acesso às notas de corte para os cursos que escolheram. Não deixe para a última hora, pois as vagas do Sisu 2019 não são muitas.

Resultado de imagem para sisu

O resultado da primeira chamada do Sisu ocorrerá no dia 6 de junho e as matrículas deverão ocorrer entre 9 e 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho. Todavia, caso o período citado coincida com alguns jogos da Copa do Mundo, pode ser que algumas cidades tenham um ponto facultativo. E, com isso, poderá haver alterações no calendário das cidades. Caso isso ocorra, serão divulgadas novas datas.

Entre as principais vantagens do Sisu deste ano está o aumento de vagas, uma vez que cresceu 29% se comparado com o mesmo período do ano anterior, juntamente com 51.412 cadeiras distribuídas em 67 instituições. O número de cursos também aumentou e agora são 1.447, contra 1.179 do ano anterior. Houve ainda, um acréscimo de 847 vagas em Medicina e 2.550 nos cursos de Engenharia. O que possui o maior número de ofertas é Pedagogia, com 1.386 vagas.

Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Segundo o ministro Henrique Paim, isso revela que as universidades estão se antecipando à lei aprovada em 2012, a qual prevê que metade das vagas sejam ofertadas nessa modalidade.

Acompanhe o cronograma Sisu 2019 e fique por dentro de tudo que acontece no programa.

 

Deixe um comentário