Motoristas Mineiros já podem emitir o DPVAT

O IPVA 2019 MG é o imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, esse imposto deve ser pago anualmente, porém todos estão sujeitos a falhas, contratempos e esquecimentos, por esse motivo muitas pessoas acabam atrasando o pagamento do seu IPVA. IPVA 2019 MG atrasado, o que fazer? Essa é a dúvidas que vamos te ajudar a resolver hoje, acompanhe as informações que preparamos e saiba como proceder e o que fazer com IPVA 2019 MG atrasado, para que possa regularizar  essa situação.

IPVA 2019
Veículo sendo abastecido com combustível

Quando o DPVAT Atrasa…

  • Atrasar o pagamento do seu IPVA 2019 MG gera algumas consequências, inicialmente o primeiro é a perca do desconto que você recebe quando o pagamento é efetuado dentro do prazo estabelecido, outro problema que você terá com esse atraso é o fato do seu veículo ficar irregular devido ao não pagamento do imposto.
  • Estando então nessa situação de atraso o correto é não circular com o seu veiculo, pois isso pode gerar uma multa de R$191,54, apreensão do veículo e ainda a perca de 7 pontos na carteira de habilitação caso você seja abordado por uma Blitz policial.

O que fazer se atrasar o Seguro Obrigatório

Algumas medidas precisão ser tomadas para que você possa então regularizar a situação do IPVA 2019 MG atrasado do seu veículo.

O primeiro passo para se iniciar a regularização do seu documento é realizar a consulta das pendências do seu veículo no site do Detran MG no endereço www.detran.MG.gov.br, para que você consiga acessar as informações é necessário que tenha os seguintes dados:

  • Número do Renavam do veículo.
  • CPF do proprietário

Alguns estados permitem que os contribuintes possam emitir uma nova guia de recolhimento do imposto direto do site do Detran, o que torna o processo mais rápido e simples de ser feito através da internet.

Quando a nova guia é emitida pelo site ela já sai com todos os encargos e multas atualizados no valor total do documento com as devidas correções monetárias.

Assim que você emitir o novo documento atualizado verifique a nova data de vencimento para que possa realizar o pagamento dentro do novo prazo estabelecido.

Lembre-se que juntamente com o valor do imposto do IPVA 2019 atrasado você ainda pagará a taxa de Licenciamento do seu veículo e o DPVAT que é o seguro obrigatório.

Se o seu caso é um pouco mais complicado e você está com o IPVA dos anos anteriores atrasados também você deve ir até a Secretária da Fazenda do Minas Gerais ou do seu estado para negociar essa sua divida. Em alguns casos a dívida pode ser quitada até mesmo com opção de parcelamento do valor.

Para tentar evitar esses casos procure realizar o pagamento do seu IPVA 2019 MG dentro do prazo estabelecido, assim você ainda receberá o desconto que é dado aos que realizam o pagamento no prazo.

Deixe um comentário